segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Saci



Uma das mais conhecidas personagens folclóricas brasileiras, cujo mito nasce ao redor do século XVIII, o saci se apresenta ora como uma entidade maligna, ora como um inofensivo mas travesso ser, sendo esta a sua representação mais conhecida.
Negrinho brincalhão e zombeteiro, de uma só perna, portador de uma carapuça vermelha sobre a cabeça e uma espécie de cachimbo que vive a pitar, diverte-se com travessuras atormentadoras, pregando peças nas pessoas e assustando os animais. Costuma aparecer em redemoinhos de vento, ficar invisível, aumentar ou diminuir de tamanho.
O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de São Paulo. Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra Saci-Pererê: resultado de um inquérito, primeiro livro do escritor.
Em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário