terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisas

Um bom livro nem sempre é feito apenas de ideias. Há o trabalho árduo de desenvolvimento dos personagens, de suas motivações e, principalmente, dos fios que os ligam. E claro, é necessário inserir estes personagens em um contexto verossímel, no tempo e no espaço.
Para desenvolver a história de Expedição Vera Cruz, foi necessário percorrer  um longo caminho. E este caminho se fez no espaço: de Portugal à travessia do oceano tenebroso, até a chegada ao Brasil e seu rico aspecto geográfico e inexplorado. E também um longo percurso no tempo, mais de meio milênio, para voltar à época das grandes navegações, ao descobrimento das terras que viriam a ser chamadas por Cabral de Terra de Vera Cruz, e retornar até aos dias atuais. Para resgatar os dados históricos foi necessário um imenso trabalho de pesquisa, pois diferente de hoje em dia, em que registramos todos os eventos possíveis de forma coletiva ou individual, nos séculos passados poucos registros foram feitos. Eram principalmente cartas onde os desbravadores informavam ao rei os resultados das expedições, e cartas entre nobres da corte ou religiosos. Some-se a isto o fato de que Portugal impediu por longo tempo que indivíduos de nações estrangeiras aportassem por estas bandas, e percebe-se que temos muito pouco registrado sobre os acontecimentos passados. Mas ainda assim este pouco nos deixa vislumbrar o encanto dos europeus ao encontro das terras mágicas do Novo Mundo, O Paraíso, na Terra, segundo suas crenças e visões à época. (Uma pena que não o respeitaram como tal, mas esta é uma outra história.)
O trabalho de pesquisa envolveu então desde estudos sobre as grandes navegações, o reino de Portugal e suas ambições, a vida dos nativos e seus costumes, os aspectos geográficos e culturais ao longo dos séculos no Brasil, o estudo cuidadoso do folclore e o esforço de se criar um enredo convincente e em harmonia com aquilo que conhecemos, sem contudo, se limitar a repetir velhas fórmulas. O elemento criativo e ousado foi necessário para se criar uma gênese para aqueles personagens que não a possuíam, enriquecendo ainda mais o encanto e o fascínio dos seres fantásticos de nosso folclore.
Leia no próximo tópico sobre as referências contidas no texto de Expedição Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário