segunda-feira, 26 de março de 2012

Sinopse de Expedição Vera Cruz

Na época do descobrimento do Brasil, Dom Afonso, um nobre português, se enfurna nas selvas brasileiras, e convive com os nativos, registrando em seu livro de anotações relatos sobre a cultura indígena e os deuses e demônios que habitavam a Terra de Santa Cruz, além das guerras travadas entre brancos e índios. A Coroa Portuguesa e a igreja, ao saberem da existência do livro, o amaldiçoam e decidem destruí-lo. Seu autor é queimado na fogueira da inquisição, mas o livro desaparece sem deixar vestígios, até que anos mais tarde, Domingos Ferreira, venerável maçom, o recupera, colocando-o sob a proteção e segredo da Maçonaria.
Nos dias atuais, Expedição Vera Cruz conta a história de Pedro, neto do recém-falecido Jonas, venerável maçom e a descoberta do Livro Perdido de Dom Afonso. Manuel, tutor de Pedro, acompanha-o do Rio de Janeiro às montanhas de Minas, perseguido por Tobias, o substituto de Jonas na loja maçônica, que também deseja o livro para alcançar maior riqueza e poder pessoal.
Por intermédio da leitura do livro de Dom Afonso, numa antiga fazenda de Minas, Pedro e amigos conhecem os entes folclóricos que aterrorizavam os indígenas e descortinam suas origens. Ao redor da fogueira que ilumina as noites nas montanhas, enquanto ouvem à distância uivos ameaçadores, os amigos de Pedro contam as lendas que mais os aterrorizavam quando crianças. Personagens do folclore brasileiro renascem nas narrativas de sua própria gênese fantástica – recriada pelo autor – em encontros inesperados com os personagens do livro ou em relatos ouvidos ao redor da fogueira.
Nas páginas de Expedição Vera Cruz desfilam, dentre outros, Anhangá, Iara, Boitatá, Curupira, Caapora, Mula-sem-cabeça, Vampiros e Lobisomens. Aventura, suspense, terror e fantasia destilados para o público juvenil e adulto de uma forma nunca antes vista na fantasia nacional.
Assombrado com visões e imagens de Membirabitu – o filho índio de Dom Afonso –, sobre os ombros de Pedro recai a responsabilidade de impedir que os portais entre o mundo real e o mundo das trevas se abram; caso contrário, a escuridão e seus demônios se espalharão pelo mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário