quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Ordem de Cristo


Templários estiveram no Brasil? Pode parecer estranho, mas de certa forma é isso mesmo. Pouco depois da extinção da Ordem do Templo, a Ordem de Cristo foi criada em Portugal como Ordo Militiae Jesu Christo pela bula Ad ae exquibus de 15 de março de 1319 pelo papa João XXII, no reinado de D. Dinis. A ordem de Cristo herdou os bens da Ordem dos Templários e agregou os templários ainda existentes na época em Portugal.
A Ordem de Cristo ficou sedeada a partir de 1357, em Tomar. Os membros desta ordem tiveram um papel importante nos Descobrimentos e nas conquistas de novas terras. Tomar foi onde existiu a escola de Capitania e a sede da Ordem de Cristo, onde matemáticos estudaram e criaram novos instrumentos náuticos, e onde grandes navegadores aprendiam a navegar. O emblema da ordem, a Cruz da Ordem de Cristo, adornava as velas das caravelas que exploravam os mares desconhecidos.
Em 1454 e 1456, através de bulas do Papa Nicolau V e do Papa Calisto III respectivamente, é concedido ou dada obrigação à Ordem de Cristo de estabelecer o direito espiritual sobre todas as terras descobertas, como territórios nullius diocesis, sendo sua sede diocesana a Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar. Grandes Descobridores portugueses como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Pedro Alvares Cabral e Cristóvão Colombo pertenciam à Ordem de Cristo. Todos estes navegadores tinham o símbolo da Ordem de Cristo nas velas das suas embarcações. Embora Cristóvão Colombo navegasse à mercê do rei de Espanha, não deixava de ser da Ordem de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário